Arquivo

Pageviews

Wednesday, May 7, 2008

Surgimento do homem asiatico

Surgimento do homem asiático

Foi no continente africano que surgiram os primeiros humanos, segundo muitos cientistas. Nossos ancestrais deslocaram-se da África para outras regiões da Terra. Esses deslocamentos se deram no decorrer de milhares de anos. Uma dessas regiões foi a América. O continente americano foi provavelmente um dos últimos a ser ocupado pelo ser humano. Homem foi colonizar as Américas pelo estreito de Bering que se localiza na Ásia onde foi um dos primeiros continentes a ser colonizado.


O homem foi a pé da África do Sul até a Ásia. Há teorias que falam que a Ásia pode ter sido o continente em que o homem nasceu só que não há evidências suficiente.

Para ser diferente, vou explicar a teoria de Bering e a mitologia japonesa com complemento da chinesa neste post. Muita coisa eu já vi desenhos e ouvi falar quando era bem pequeno, então não haverá todas as referências. 


A TEORIA DE BERING

Os primeiros habitantes da América descendiam de caçadores, que saíram da Sibéria Oriental, na Ásia. Entre 50 mil e 12 mil anos atrás, atravessaram o estreito de Bering e alcançaram a América do Norte durante a última glaciação. Dali, os grupos nômades e seus descendentes foram espalhando-se pelo continente americano.


Durante a última glaciação, os territórios que hoje correspondem ao Alasca e à Sibéria, estavam unidos por um istmo de gelo, que formava uma passagem entre a Ásia e a América. Quando a temperatura do planeta voltou a subir, esse istmo de gelo se desfez, formando o atual estreito de Bering.

MITO DA CRIAÇÃO (JAPÃO):
Os deuses convocaram dois seres divinos à existência, Izanagi e Izanami, e ordenou-lhes para criarem seus primeiros lares. Para ajudá-los a fazer isso, os deuses deram ao Izanagi e Izanami uma lança decorada com jóias, chamado Amenonuhoko (lança do céu). As duas divindades eram a ponte entre o Céu e a Terra (Amenoukihashi) e agitaram o mar com a lança do céu. Quando as gotas de água caíram da ponta da lança, a ilha Onogoro-shima foi formada. Eles desceram a ilha a partir de uma ponte do céu. Eles tiveram dois filhos, Hiruko e Awashima, mas eram imperfeitos e não eram considerados deuses. Em seguida, eles colocaram as duas crianças num barco que foi arrastada pela correnteza de Onogoro-shima. Então eles perguntaram aos deuses o que eles fizeram de errado. Após receberem a resposta Izanagi e Izanami decidiram se casar novamente e seu casamento foi um sucesso.


Desta união nasceram o Ohoyashima, ou as oito principais ilhas do Japão. Eles criaram muitas ilhas e muitas divindades.

Izanagi e Izanami

No início, nasceram no Takaamahara os cinco deuses Kotoamatsugami e os sete deuses Kaminoyonanayo. Os últimos dois deuses a nascer foram os irmãos Izanagi e Izanami. Izanagi e Izanami desceram ao Ashihara no Nakatsu Kuni e se casaram. Tiveram como filhos as ilhas que formam o arquipélago japonês. E além das ilhas, nasceram vários deuses. Porém, na hora do parto de Kagutsuchi, deus do fogo, Izanami morre ferida pelo fogo. Izanami é enterrada na fronteira entre Izumo e Houki (atual Yasugi na província de Shimane). Izanagi mata Kagutsuchi e vai procurar Izamami no Yomi, o mundo dos mortos. Mas a Izanami do mundo dos mortos apresentava uma forma diferente e Izanagi foge. Izanagi com asco do mundo dos mortos vai se purificar. Quando limpa o olho esquerdo nasce Amaterasu. Quando lava o olho direito nasce Tsukuyomi. Quando lava seu nariz nasce Susanowo. Esses três deuses são conhecidos como os Sankishi e governaram o mundo a mando de Izanagi.


Amaterasu e Susanowo
Susanowo, descontente com o império dos oceanos, faz grandes patifarias à irmã, a ponto de a fazer fugir para uma caverna, deixando o mundo na escuridão. Todos os outros kai, reunidos, concebem então um plano para a fazer sair. Com grande alarido, gritos e risos, despertam a curiosidade da deusa solar, que a leva a entreabrir a entrada da caverna. Atraída por um espelho colocado à sua frente, acaba por sair, sendo então fechada a caverna, para a impedir de reentrar. Garantida de novo a luz, Susanowo é condenado a pagar uma multa e a ser desterrado dos céus. Mais tarde, ele arrepende-se e acaba por presentear a irmã com um esplêndido sabre encontrado no corpo de um dragão.

Susanowo querendo ir ao Ne no Kuni, onde Izanami está, chora e grita causando um grande estrago no universo. Susanowo sobe então ao Takaamahara, que é governado por Amaterasu para chamar a mesma para ir buscar a mãe. Amaterasu pensando que Susanowo quer o Takaamahara para si, pega seu arco e flecha e vai ao encontro de Susanowo.

Susanowo propõe um ukei para provar que suas intenções são boas. Amaterasu concorda. Primeiro, Amaterasu pega a espada de Susanowo e a mastiga. Da fumaça expirada por Amaterasu nascem três deusas, as Munakata Sanjojin. Então, Susanowo pega um colar de jóias de Amaterasu e a mastiga. Da fumaça expirada por Susanowo, nascem cinco deuses, todos homens.


Amaterasu diz que os deuses que nasceram por último (homens) foram feitos a partir de um objeto seu, portanto são filhos dela. Amaterasu afirma também que as deusas que nasceram antes são filhas de Susanowo. Susanowo prova que seu coração é puro porque suas filhas são gentis deusas. Assim, Amaterasu perdoa Susanowo.


Izumo
Susanowo desce a Izumo nas proximidades de um rio hoje conhecido como Hiikawa. Lá, Susanowo percebe hashis sendo carregados pela correnteza e decide subir o rio. Susanowo encontra o casal de idosos Ashinajichi e Natejichi chorando. O casal tinha oito filhas, porém o monstro Yamata no Orochi vinha uma vez por ano e comia uma de suas filhas. Sua última filha, Kushinadahime estava prestes a ser devorada. O casal então promete a mão de sua filha se Susanowo exterminasse o monstro. Susanowo mata Yamata no Orochi, se casa com Kushinadahime e constrói um castelo para morar com ela.


Um dos descendentes de Susanowo, Ookuninushi, se casa com Suserihime, filha de Susanowo. Ookuninushi e Sukunahikona desenvolvem o Ashihara no Nakatsu Kuni criando as regras da agricultura, medicina e magia.


Ashihara no Nakatsu Kuni
Amaterasu e os outros deuses do Takaamahara declaram que eles deveriam governar o Ashihara no Nakatsu Kuni então governado por Ookuninushi. Vários deuses são enviados a Ashihara no Nakatsu Kuni, mas falham em seu objetivo. Amaterasu pergunta aos deuses quem deveria ser o próximo enviado. Os deuses respondem que deveria ser Itsunoohabari ou seu filho Takemikadzuchi.

Takemikadzuchi e Amenotohibune são enviados ao Ashihara no Nakatsu Kuni. Lá chegando Takemikadzuchi finca a espada Totsuka no Tsurugi no chão. Takemikadzuchi se senta com as pernas cruzadas em cima da espada e diz a Ookuninushi que Amaterasu ordenara que Ashihara no Nakatsu Kuni fosse governado por um de seus filhos. Takemikadzuchi vai então conversar com Kotoshironushi, filho de Ookuninushi e Kotoshironushi se esconde. Vai conversar com outro filho de Ookuninushi, Takeminakata. Takeminakata tenta medir forças com Takemikadzuchi, mas é derrotado. 


Amaterasu envia então Takamimusubi para conversar com Ookuninushi. Takamimusubi diz a Ookuninushi que Amaterasu lhe construiria um grande castelo em troca do controle do Ashihara no Nakatsu Kuni. Ookuninushi pede um grande castelo, para seus 180 filhos morarem e depois disso desaparesce. Este castelo é o santuário Izumo Taisha, em Shimane.


Yamasatihiko e Umisatihiko
Yamasatihiko perde a vara de pescar de seu irmão Umisatihiko. Yamasatihiko vai então ao castelo do deus do mar, Kaijin, se casa com sua filha e devolve a vara de pescar do irmão. Yamasatihiko e sua esposa têm a Ugayafukiaezu como filho. Ugayafukiaezu por sua vez tem como flho Kamuyamatoiwarehiko, o imperador Jinmu.

Chinesa:
Na mitologia chinesa, por exemplo, de Pan Gu (Ovo que contém o primeiro deus, Yin e Yang) surgem as duas forças universais do Yin e Yang, das quais forma-se todos os elementos. Tenta refletir sobre a essência de cada ser vivo, e todos possuem duas forças contrárias dentro de si, é impossível existir a pureza e sempre é necessário um equilíbrio.

Yang representa a luz, o homem, o jeito ativo pelo lado branco da esfera. Já o Yin representa o contrário do Yang, sendo representado pela cor negra, é o principio feminino, escuro e o sujeito mais passivo nas atividades.

A lógica é que um não existe sem a presença do outro e nunca haverá um equilíbrio perfeito, onde há o bem sempre haverá o mal e vice-versa.


Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_japonesa
https://en.wikipedia.org/wiki/Pangu
https://en.wikipedia.org/wiki/Bering_Strait_crossing
https://en.wikipedia.org/wiki/Bering_Strait
Forbes, Jack D. 2007. The American Discovery of Europe. Urbana: University of Illinois Press, pp. 84 ff., 198
lifting the ice curtain Peter A. Iseman, New York Times, October 23, 1988
Tsu, Lao.The Tao Te Ching. New York: Best Publisher Ever, 1998.

Capra, Fritjof. 1975. The Tao of physics: An exploration of parallels between physics and eastern mysticism.

Nota: Artigo antigo, o site referência pode ter tido o conteúdo alterado/removido.

Monday, May 5, 2008

O homem pré-histórico na América

O Homem pré-histórico na América

O HOMEM NA AMÉRICA

INTRODUÇÃO

O homem começou a povoar a América cerca de 30.000 anos atrás, as provas argumentadas estão nos restos de carvões, nas pinturas rupestres, nas ferramentas de pedra encontradas e nos ossos do esqueleto deles.
Hoje em dia pode-se afirmar que o homem veio da Ásia e está fácil de se provar, mas a teoria mas aceita é que o homem primitivo veio a pé da América do norte veio a pé do estreito de Behring.
Acredita-se que o homem primitivo tenha entre 24.000 e 33.000 anos.Pois cientistas encontraram restos mortais e ferramentas do homem primitivo.

A ORIGEM DO HOMEM AMERICANO
O continente que hoje chamamos de América começou a ser povoado há milhares de anos. Estudiosos falam em 30.000, 50.000 ou até 60.000 anos atrás. Quanto mais retrocedemos no tempo, mais raros os vestígios. Dos povos mais antigos, os arqueólogos encontraram restos de carvão, objetos de pedra, desenhos e pinturas em cavernas e partes de esqueletos. Povos que viveram mais recentemente deixaram grandes obras: pirâmides, templos, cidades. Alguns, como os maias e os astecas, conheceram a escrita e deixaram documentos que continuam sendo estudados.Hoje, os pesquisadores admitem que os primeiros habitantes destas terras vieram da Ásia, hipótese que pode ser comprovada pela grande semelhança física entre índios e os mongóis.
A teoria mais aceita é a de que os primitivos habitantes vieram a pé, pelo Estreito de Behring, no noroeste da América do Norte, na glaciação de 62.000 anos atrás. Outros afirmam que eles vieram pelas ilhas da Polinésia,em pequenos barcos e desembarcaram em diferentes pontos; depois teriam se espalhado.
Conclui-se, então, que há várias hipóteses quanto a origem do homem na América:
- a asiática - o indígena teria vindo da Ásia, atravessando o Estreito de Behring;
- a australiana - ele seria procedente do continente australiano;
- a malaio-polinésica - ele seria originário da Ilhas da Oceania.

1. A idade do americano
Até o fim da década de 1960, acreditava-se que o homem americano deveria ter entre 12.000 e 13.000 anos de idade. Mas pesquisas realizadas nas cavernas de Bluefish, Canadá, dataram lascas de ossos de mamute, provavelmente deixadas por seres humanos, em pelo menos 24.000 anos atrás. Mais tarde, em Monte-Verde, Chile, arqueólogos descobriram lareiras de argila, instrumentos de pedra, utensílios de osso e restos de abrigo de madeira com idade aproximada de 33.000 anos.
Os vestígios mais antigos da presença humana na América, no entanto, foram encontrados no Brasil, perto de São Raimundo Nonato, Piauí. Nessa região, uma equipe de arqueólogos brasileiros e franceses liderados por Niède Guidon descobriu fragmentos de machados, facas, raspadores, restos de cerâmica, cuja datação remonta a 48.000 anos, permitindo a reconstrução da vida humana de grupos de caçadores que usavam o fogo para cozinhar, defender-se e atacar inimigos. Os fósseis de plantas revelam que a região era coberta por densa floresta tropical e que aí viviam cavalos, uma espécie de camelo, o tigre-dentes-de-sabre, a preguiça, o tatu gigante, lagartos e capivaras, alimentos abundante do homem pré-histórico brasileiro.

2. Vestígios arqueológicos brasileiros.
A escrita surgiu por volta de 4.000 a.C., mas não foi conhecida por todos os povos ao mesmo tempo, por isso o período pré-histórico varia de país para país. A pré-história no Brasil engloba todo o período anterior a 1500, ano da chegada dos portugueses e início da história do Brasil.
Certos vestígios arqueológicos chamaram a atenção dos primeiros viajantes. Eram montes de conchas com até 30 metros de altura, com esqueletos e objetos no interior: potes de barro enterrados, lisos ou decorados, os maiores geralmente contendo esqueletos, utensílios de pedra lascada e polida: machados, pilões, bolas, pontas de flecha e outros... pinturas de animais e sinais diversos em paredões rochosos ao ar livre ou no interior de grutas e cavernas.

3. O mundo americano
No continente americano várias culturas indígenas se desenvolveram isoladamente, sem manter contato com as civilizações da Europa, da África e da Ásia. A América foi povoada muito tempo depois dos destes continentes. Apesar disso, a riqueza lingüística da América não teve igual em outros lugares do mundo. Estima-se que, antes da chegada dos europeus, havia entre 150 e 200 famílias lingüísticas no continente americano.

4. Os povos pré-colombianos
Em todo o continente americano, de norte a sul, vivia grande número de povos, que receberam a designação genérica de povos pré-colombianos. Entre esses povos destacam-se:
- apaches, comanches, iroqueses, na região dos Estados Unidos;- astecas, na região do México;
- Os maias ocuparam a península de Iucatã, na América Central, e expandiram sua civilização pelos territórios do México, Guatemala, El Salvador e Honduras atual;
- chibchas, aruaques, jês, caribes, tupis, guaranis, araucanos na América do Sul.

Bibliografia referencial:
Reuni conteúdo de vários sites e livros da época, infelizmente muitos perderam o domínio web, os que restam seguem a baixo:

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ameríndios 
http://www.via-rs.net/pessoais/rs050779/o%20homem%20na%20america.html