Arquivo

Pageviews

Monday, May 5, 2008

O homem pré-histórico na América

O Homem pré-histórico na América

O HOMEM NA AMÉRICA

INTRODUÇÃO

O homem começou a povoar a América cerca de 30.000 anos atrás, as provas argumentadas estão nos restos de carvões, nas pinturas rupestres, nas ferramentas de pedra encontradas e nos ossos do esqueleto deles.
Hoje em dia pode-se afirmar que o homem veio da Ásia e está fácil de se provar, mas a teoria mas aceita é que o homem primitivo veio a pé da América do norte veio a pé do estreito de Behring.
Acredita-se que o homem primitivo tenha entre 24.000 e 33.000 anos.Pois cientistas encontraram restos mortais e ferramentas do homem primitivo.

A ORIGEM DO HOMEM AMERICANO
O continente que hoje chamamos de América começou a ser povoado há milhares de anos. Estudiosos falam em 30.000, 50.000 ou até 60.000 anos atrás. Quanto mais retrocedemos no tempo, mais raros os vestígios. Dos povos mais antigos, os arqueólogos encontraram restos de carvão, objetos de pedra, desenhos e pinturas em cavernas e partes de esqueletos. Povos que viveram mais recentemente deixaram grandes obras: pirâmides, templos, cidades. Alguns, como os maias e os astecas, conheceram a escrita e deixaram documentos que continuam sendo estudados.Hoje, os pesquisadores admitem que os primeiros habitantes destas terras vieram da Ásia, hipótese que pode ser comprovada pela grande semelhança física entre índios e os mongóis.
A teoria mais aceita é a de que os primitivos habitantes vieram a pé, pelo Estreito de Behring, no noroeste da América do Norte, na glaciação de 62.000 anos atrás. Outros afirmam que eles vieram pelas ilhas da Polinésia,em pequenos barcos e desembarcaram em diferentes pontos; depois teriam se espalhado.
Conclui-se, então, que há várias hipóteses quanto a origem do homem na América:
- a asiática - o indígena teria vindo da Ásia, atravessando o Estreito de Behring;
- a australiana - ele seria procedente do continente australiano;
- a malaio-polinésica - ele seria originário da Ilhas da Oceania.

1. A idade do americano
Até o fim da década de 1960, acreditava-se que o homem americano deveria ter entre 12.000 e 13.000 anos de idade. Mas pesquisas realizadas nas cavernas de Bluefish, Canadá, dataram lascas de ossos de mamute, provavelmente deixadas por seres humanos, em pelo menos 24.000 anos atrás. Mais tarde, em Monte-Verde, Chile, arqueólogos descobriram lareiras de argila, instrumentos de pedra, utensílios de osso e restos de abrigo de madeira com idade aproximada de 33.000 anos.
Os vestígios mais antigos da presença humana na América, no entanto, foram encontrados no Brasil, perto de São Raimundo Nonato, Piauí. Nessa região, uma equipe de arqueólogos brasileiros e franceses liderados por Niède Guidon descobriu fragmentos de machados, facas, raspadores, restos de cerâmica, cuja datação remonta a 48.000 anos, permitindo a reconstrução da vida humana de grupos de caçadores que usavam o fogo para cozinhar, defender-se e atacar inimigos. Os fósseis de plantas revelam que a região era coberta por densa floresta tropical e que aí viviam cavalos, uma espécie de camelo, o tigre-dentes-de-sabre, a preguiça, o tatu gigante, lagartos e capivaras, alimentos abundante do homem pré-histórico brasileiro.

2. Vestígios arqueológicos brasileiros.
A escrita surgiu por volta de 4.000 a.C., mas não foi conhecida por todos os povos ao mesmo tempo, por isso o período pré-histórico varia de país para país. A pré-história no Brasil engloba todo o período anterior a 1500, ano da chegada dos portugueses e início da história do Brasil.
Certos vestígios arqueológicos chamaram a atenção dos primeiros viajantes. Eram montes de conchas com até 30 metros de altura, com esqueletos e objetos no interior: potes de barro enterrados, lisos ou decorados, os maiores geralmente contendo esqueletos, utensílios de pedra lascada e polida: machados, pilões, bolas, pontas de flecha e outros... pinturas de animais e sinais diversos em paredões rochosos ao ar livre ou no interior de grutas e cavernas.

3. O mundo americano
No continente americano várias culturas indígenas se desenvolveram isoladamente, sem manter contato com as civilizações da Europa, da África e da Ásia. A América foi povoada muito tempo depois dos destes continentes. Apesar disso, a riqueza lingüística da América não teve igual em outros lugares do mundo. Estima-se que, antes da chegada dos europeus, havia entre 150 e 200 famílias lingüísticas no continente americano.

4. Os povos pré-colombianos
Em todo o continente americano, de norte a sul, vivia grande número de povos, que receberam a designação genérica de povos pré-colombianos. Entre esses povos destacam-se:
- apaches, comanches, iroqueses, na região dos Estados Unidos;- astecas, na região do México;
- Os maias ocuparam a península de Iucatã, na América Central, e expandiram sua civilização pelos territórios do México, Guatemala, El Salvador e Honduras atual;
- chibchas, aruaques, jês, caribes, tupis, guaranis, araucanos na América do Sul.

Bibliografia referencial:
Reuni conteúdo de vários sites e livros da época, infelizmente muitos perderam o domínio web, os que restam seguem a baixo:

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ameríndios 
http://www.via-rs.net/pessoais/rs050779/o%20homem%20na%20america.html

No comments:

Post a Comment